Artigos

178631379

Ser Social

Este programa foi desenhado para dar resposta às preocupações de algumas escolas relacionadas com o perfil comportamental de alguns alunos mais novos que revelavam atitudes pouco solidárias entre eles, dificuldades em se respeitarem uns aos outros e em lidar com situações mais adversas. Assim o curso foi organizado para alunos do 6º ano de escolaridade, para aprenderem a comunicar mais eficazmente, de forma mais assertiva e contextual.

Os conteúdos são abordados através de metodologias ativas e visam o desenvolvimento de competências pessoais e sociais que facilitam o estabelecimento de relacionamentos interpessoais mais adequados. De entre os conteúdos abordados, salienta-se que se procurou trabalhar aspetos relacionados com: saber ouvir e seguir regras e orientações; perceber o significado de ter uma mente aberta; perceber que a forma como comunicamos tem influência nos relacionamentos interpessoais; aprender a gerir e resolver conflitos; saber fazer amigos e manter as nossas amizades; entender a necessidade de respeitar os outros; perceber o que é empatia e as vantagens de fazer elogios e pedir desculpa.

O programa é realizado em 3 sessões, é dirigido para alunos do 6º ano de escolaridade e já foi implementado no ano letivo 2019/20, tendo as escolas aderido de forma muito positiva.