Artigos

Capa manual

Habilidades ''Soft Skills'' para o teu estágio

 

Atualmente, muitos empregadores esperam que os trabalhadores mais jovens apresentem um conjunto de capacidades, destacando-se, entre estas, as chamadas soft Skills.  Estas são essencialmente qualidades pessoais ou atributos comportamentais, ao contrário de habilidades técnicas ou competências de trabalho (hard Skills). As soft skills incluem, entre outras: atitude positiva, resiliência, resolução de problemas, gestão de tempo, capacidade de comunicação, trabalho em equipa, inteligência emocional, e potencial de aprendizagem. (de acordo com um relatório do Fórum Económico Mundial)

Por vezes os jovens, apesar de confiantes nas suas capacidades, deparam-se no início do desempenho profissional com algumas dificuldades de âmbito relacional, o que poderá condicionar o sucesso profissional. Pesquisas indicam que muitos jovens experimentam algum tipo de ‘‘choque’’ cultural no primeiro trabalho, enfrentando deste modo dificuldades ao nível das relações sociais e hierárquicas. Na primeira experiência profissional os jovens identificam como principais dificuldades: chegar ao trabalho a tempo, lidar com muitas horas seguidas de trabalho e compreender normas peculiares do seu local de trabalho, bem como lidar com a complexidade das relações interpessoais entre chefias e colegas de trabalho.

Este projeto formativo tem como principal objetivo apoiar o desenvolvimento de competências pessoais e sociais que habilitem os jovens a um melhor enquadramento e adaptação ao mundo de trabalho, que como vimos sofre, nos nossos dias, alterações, sendo agora mais importante este tipo de competências. Assim, neste curso é abordada, sempre de forma dinâmica e ativa, a comunicação assertiva, tão importante no desenvolvimento de relações interpessoais harmoniosas e adequadas ao contexto, visando apoiar os jovens na preparação para o mundo laboral, inicialmente experienciado em regime de estágio. Deste modo, pretendem-se dinamizar estratégias práticas no âmbito da comunicação não-verbal, promovendo o desenvolvimento de atitudes assertivas e a gestão de conflitos no local de estágio, cimentando a autoestima, autoconfiança e positividade pessoal e profissional.

Esta formação, inicialmente desenhada para dar resposta aos alunos dos Cursos de Educação Formação e do segundo ano dos Cursos Vocacionais, está atualmente também aberta aos dos Cursos Profissionais do Ensino Secundário.