OPÇÕES E ESCOLHAS

 

Os alunos do 8º ou 9º ano atingem um patamar em que precisam, talvez pela primeira vez na sua vida, fazer escolhas e tomar decisões que irão repercutir-se no seu futuro próximo, especialmente, que área de estudos querem seguir, tendo em conta que esta escolha irá influenciar a sua carreira profissional em particular e a sua vida pessoal em geral. De entre uma tão grande diversidade de ofertas, é essencial fazer uma boa escolha, com os pés bem assentes na realidade.

Conhecer-se, ou seja, perceber as áreas em que se tem mais capacidades, saber compatibilizar estas com o perfil de interesses, mas também com as expetativas e sonhos, é um aspeto fundamental para fazer escolhas adequadas e tomar boas decisões. Contudo, por outro lado, é determinante ter noção da realidade e conhecer o mundo em que se vive, particularmente quais são as opções que estão disponíveis. Estes são, talvez, os primeiros passos no difícil caminho das escolhas e opções que os jovens têm de realizar neste percurso que começa na escola e continua na inserção no mundo do trabalho. 

Com esta formação, a Prime Skills pretende ajudar os jovens a trilhar este caminho, consciencializando-os dos diferentes passos, apoiando-os a fazer as escolhas acertadas e de acordo com o seu perfil de interesses e as suas capacidades. A formação desenvolve-se em duas sessões, assume um carater muito prático, através de metodologias ativas que levam ao autoconhecimento, mostrando as diferentes hipóteses de cursos e enfatizando o que é importante para cada um dos jovens.