111b13d2589ae54d090d3fceff2002c2-m - Cpia

 A formação é organizada de maneira a melhorar a confiança e auto estima permitindo aos jovens falar com clareza e impacto. A formação ajuda os participantes a tornarem.se melhores comunicadores, com uma consciência maior da importância de saber comunicar. Isto melhora quer a sua educação quer as possibilidades de emprego. A capacidade de usar o poder da sua voz vai trazer uma mudança positiva

O curso destina-se a transmitir aos estudantes, de forma rápida e divertida, as três principais competências para comunicar em público como orador: apresentação, estrutura e material.

Apresentação e Forma do Discurso

Metas e objectivos: Transmitir aos alunos a importância da apresentação de um discurso e, em especial, de como estabelecer uma ligação física com a audiência, através da voz, contacto visual e linguagem corporal. Os componentes incluem:

-        Introdução ao curso: explicar aos jovens a importância de ser um bom orador

-        Apresentação dos estudantes: os alunos apresentam-se e referem algum aspecto que os apaixone

-        Improvisar: realçar a importância de pensarmos rapidamente

-        Dar e receber feedback: uma explicação sobre a importância de dar e receber feedback construtivo e apresentar para tal uma estrutura verbal e escrita.

-        Dicas importantes: dicas rápidas e fáceis sobre o modo como se tornar um melhor orador.

Avaliação: Os estudantes recebem feedback imediato, centrado nas qualidades que já possuíam como oradores e nas áreas que precisam de melhorar

         

Estrutura

Metas e objectivos: Realçar a importância da estrutura de um discurso, especialmente a forma como a estrutura constitui o elo que nos permite a ligação intelectual com a audiência. Os components incluem:

Preparação do discurso : os alunos preparam o seu discurso desenvolvendo as ideias com base numa estrutura.

Avaliação: Os estudantes são alvo de uma breve avaliação, na qual lhes são indicadas algumas ideias para melhorar a introdução e a conclusão. Também são solicitados a avaliar os discursos dos colegas.

Os vossos alunos devem estar curiosos sobre o que se irá passar durante o workshop. Aqui estão algumas informações que lhes poderão dar:

 Vão aprender a falar perante um grupo de pessoas, com confiança e entusiasmo

 1. O workshop decorre em um dia normal de escola entre as 09h00 e 17h00. Haverá intervalos para lanche e almoço será das 13h00 as 14h0

2. Não precisam de levar material nenhum sem ser uma caneta, pois irão utilizar um manual de trabalho específico

3. Será um dia divertido, com muitos jogos interactivos e exercícios de comunicação

4. No final irão receber um certificado do Speak Out Challenge

5. Pelo menos 2 alunos irão passar à semi-final representando a sua escola, havendo sempre a possibilidade de serem escolhidos por um júri, para passarem à Grande Final. Nota: a experiencia diz-nos que a maior parte das vezes são os alunos mais calados e tímidos que mostram maior aproveitamento com este workshop

6. É muito mais fácil do que  pensam:
Terão a oportunidade de falar varias vezes e aprender a pensar rapidamente
      Vão descobrir como preparar um discurso e apresentá-lo
      Vão ser-te pedido que faças um pequeno discurso sobre ti. Apenas um minuto. Podem contar uma experiência pessoal, umas ferias ou uma historia.
 
.   Terão a ocasião de terminar este desafio falando sobre um tema qualquer à  escolha

      Há um assunto ou tópico que os motiva ou preocupa?
      Alguma coisa que gostariam de mudar ?
      Poderão falar sobre uma conquista ou alguém que te inspira.

8.  Então sobre o que irão  FALAR? Podem começar a pensar num tema desde já, talvez começando à procura do conteúdo. Entretanto vão aprender capacidades que  vão ser úteis para toda a vida – e para aqueles que estão motivados para a competição e ganhar prémios, lembrem-se que só têm este dia para serem brilhantes – PREPAREM-SE!