publlic-speaking-510
 

OS 5 PIORES ERROS QUE OS ORADADORES NORMALMENTE COMETEM:

     
1. DEIXAR A PLATEIA SATURADA

Quando se termina um discurso a reação da audiência deverá ser de concordância, com um pequeno sorriso e a pensar: “Muito bem, gostaria de ouvir mais”.

DICA: TERMINA COM A TUA MELHOR IDEIA E DEIXA A AUDIÊNCIA EM ALTA

2. PERDER CONTATO VISUAL

Costuma dizer-se que perder o contato visual é perder o público. Para algumas pessoas, falar de olhos nos olhos pode ser angustiante por uma questão de timidez ou nervosismo. Se for esse o teu caso, pratica em situações particulares e com amigos. No dia em que fores confrontado com um público mais vasto já estarás habituado e, como não precisas de manter longos períodos de contato visual com a mesma pessoa, será ainda mais fácil.

DICA: DIVIDE A SALA EM 4 QUADRANTES E PERCORRE COM O TEU OLHAR OS DIFERENTES SETORES DO PÚBLICO

3. FALAR MUITO DEPRESSA

Geralmente os nervos, as emoções ou a adrenalina, o que lhe quiseres chamar, apoderam-se do orador, levando-o a correr como um galgo atrás de uma lebre.

DICA: HABITUA-TE A IMPOR O TEU RITMO, RECORRENDO A UMA MARCAÇÃO COM AS MÃOS OU COM OS PÉS, QUE NÃO SEJA NOTADA PELO PÚBLICO E TENTA ABRANDAR DE ACORDO COM ESSE RITMO.

4. SUFOCAR O PÚBLICO COM O POWERPOINT

Se utilizares uma apresentação em PowerPoint, deves apresentar um só slide para cada ideia chave.
Quando se chega a uma apresentação e se lê no primeiro slide: “Olá, bem-vindos à minha palestra de hoje sobre....”, dá vontade de quebrar todas as regras e fugir pela primeira saída de emergência que se encontrar.

DICA: NÃO ESQUEÇAS QUE TU, COMO APRESENTADOR, TENS DE SER O FOCO DA SESSÃO, NÃO A MÁQUINA. AS IMAGENS S´S PODEM SER UM APOIO AO TEU DISCURSO.

5. PENSAR QUE O PÚBLICO FICA INTERESSADO SÓ PELOS TEUS CONHECIMENTOS

Numa conferência recente, o orador partiu do princípio de que o público estava tão interessado no que ele ia transmitir que nada fez para o entusiasmar.
Esqueceu-se de que, para além de informar, ele deveria também entreter. O
triângulo da comunicação é composto por: Conteúdo, Forma e Estrutura e este orador esqueceu-se da forma. Tinha um bom conteúdo, uma boa estrutura, mas ignorou a importância da forma. A forma não é só a maneira como se fala, projetar a voz, etc., mas também o modo como se molda o conteúdo, usando metáforas e analogias, para prender o público.

DICA: INCORPORA UMA HISTÓRIA OU ANALOGIA PARA DAR FORÇA ÀS PARTES MAIS IMPORTANTES DO TEU DISCURSO.