Tenta mostrar-te confiante, falando sem esforço!

 

 

Os nervos são naturais. Eles não desaparecem completamente, mas podes dominá-los. Os nervos ajudam-te a fazer o teu melhor quando estás a falar. Tenta algumas das seguintes dicas para te ajudar com aquelas "borboletas” que sentes na barriga:

1. CONHECE BEM O TEU TEMA E PREPARA-TE. Escreve pequenas frases ou palavras numa folha de papel ou pequenos cartões que te podem servir como auxiliares de memória para praticares o teu discurso.

2. PRATICAR, PRATICAR, PRATICAR. À frente de um espelho em casa, no carro, para os teus amigos, ouve-te falar ou experimenta gravar. A confiança e a certeza surgem da
prática.

3. LEMBRA-TE DE RESPIRAR. Antes de falar, respira fundo. Isto facilita qualquer tensão que
possas ter e ajuda a projetar a tua voz. Respirar e esticar!

4. A ABERTURA E A CONCLUSÃO DEVEM SER CURTAS E SIMPLES.
Uma abertura curta prende a atenção do público e faz-te parecer confiante e assertivo. Assim terás contato com os olhos do teu público. Uma conclusão concisa e clara remata o teu discurso de forma ideal. Tudo isto fará o público ouvir-te e lembrar-se do teu discurso.

5. MENTALIZA-TE DE QUE O TEU PÚBLICO QUER QUE SEJAS BEM-SUCEDIDO.

Eles estão do teu lado!

Podes estar certo que eles não podem sentir as borboleta que estão na tua barriga, as palmas das tuas mãos suadas ou os teus joelhos a tremer. Eles estão apenas a ouvir o que tu tens a dizer!

6. IMAGINA-TE A FALARES PARA UM GRANDE PÚBLICO.

Antes de fazeres a tua apresentação deves tentar visualizar-te a fazer o discurso. Imagina a sala, vê as pessoas, ouve os aplausos.
Acima de tudo, visualiza-te a ser bem-sucedido.

7. PLANEAMENTO.
Lembra-te de que um planeamento adequado dá origem a um bom desempenho.

8. NUNCA PEÇAS DESCULPA.

O público nunca saberá se tu deixas o teu discurso a meio, ou se te enganas e conduzes
a tua comunicação numa ordem diferente. Basta usares o poder da pausa e continuares.

9. LEMBRA-TE DO FEEDBACK E DAS ORIENTAÇÕES DADAS NO WORKSHOP.

Pensa em pormenores como: manter contacto visual, deixar de ter as mãos entrelaçadas, falar em voz alta e lentamente. Todos estes pormenores podem fazer uma enorme diferença na maneira como te apresentas e no sucesso que terás na tua comunicação.

10. APROVEITA TODAS AS OPORTUNIDADES PARA FALAR. Lembra-te de que falar em público é uma competência, como aprender a conduzir. A prática e a experiência são
fundamentais...... e SORRI !