Preparar o teu Discurso

 

 

Mensagem principal:

É importante que saibas exatamente qual a tua mensagem principal. É igualmente importante que este tema seja significativo para ti e que identifiques o motivo pelo qual escolheste este tema e não outro qualquer. Para iniciares esta aprendizagem, se falares sobre assuntos que tu conheças, ou sobre coisas que tu já experimentaste, conseguirás mais facilmente enfrentar o público.

Ensaia


O melhor orador pratica até se sentir 100% confortável para poder relaxar e prestar atenção à plateia.

  • Na escola – pede ao teu professor para te dar oportunidade de praticares o teu tema;
  • Em casa – se tiveres uma câmara de filmar, usa-a. Em qualquer dos casos, pede ajuda à família ou recorre a um espelho;
  • Não deves decorar o discurso palavra por palavra. Deves dominar bem o tema, organizá-lo nos diferentes tópicos que vais abordar para te orientar quando estás perante o público.
  • Comunicar perante um público origina geralmente nervosismo que te pode fazer esquecer tudo, se tiveres apenas decorado o discurso e ficares com uma branca, perdes-te e será mais difícil recuperar

Humor e Histórias

 

Lembra-te de que uma audiência que ri é uma audiência que presta atenção…e o mesmo se aplica ao júri!

Muitos dos discursos tratam assuntos sérios, mas algum humor ocasional pode causar surpresa e aumentar o impacto da mensagem. 

A audiência sempre recorda pessoas, lugares e acontecimentos. Usa factos e personagens, claro, mas tenta sempre contar uma história que aumente o impacto, de forma a prenderes a atenção do público, mas também do júri.

SMILE !

Mentor


Procura saber quem foi selecionado da tua escola do desafio do ano passado e pede-lhe conselho. Fala também com o teu professor, podem trocar ideias e melhorar a apresentação.

Lembra-te: seja qual for o teu tema ele tem de vir do coração.

Creatividade

 

Haverá muitos bons oradores na final, portanto vê como podes tornar o teu discurso e a tua apresentação um pouco diferente e, acima de tudo, original.

Descobre como podes tornar a tua introdução única e o final inesquecível.
Poderás, sempre, usar algum adereço que torne a tua comunicação especial!