Jack Petchey´s Speak Out Challenge

Aprender com confiança a falar em público

Este programa teve início em Portugal no ano letivo 2008/9 e segue o modelo que a “Fundação Jack Petchey” criou para Inglaterra. Baseia-se num programa desenvolvido com o objetivo de ajudar os jovens a desenvolverem competências de comunicação, especialmente no que respeita a falar em público. Todos sabemos que falar em público é uma situação que pode causar stress mesmo a pessoas com alguma experiência e percurso académico. Sabemos também que esta é uma competência fundamental, nos nossos dias, quer em contexto académico como profissional. Sendo por demais conhecida a importância de saber comunicar, este programa continuará nas Escolas dos concelhos de Albufeira, Loulé, Silves e Lagoa.

Este programa é composto por duas etapas. A primeira etapa consiste num Workshop de 7 horas, dinamizado por especialistas na área da comunicação e está aberto a jovens entre os 14 e os 16 anos. Nesta fase é desenvolvido um conjunto de atividades em que se propõe aos jovens realizarem diversos tipos de dinâmicas que promovem competências de comunicação e que facilitam a apresentação de um discurso em público. Para a fase seguinte os jovens selecionados irão organizar um discurso sobre uma temática à sua escolha, preferencialmente sobre um assunto que se relacione com as suas experiências/vivências.

A etapa seguinte consiste num concurso que decorre em duas fases. A primeira fase do concurso é realizada com os jovens que foram selecionados nos Workshops que decorreram nas escolas dos 4 concelhos e consiste em 3 semifinais organizadas numa das escolas dos concelhos que participaram. Nesta fase são selecionados os jovens que irão participar na “Grande Final”.

A “Grande Final” decorre no fim do ano letivo e nela são selecionados os 3 jovens que apresentaram o melhor discurso e uma melhor performance em público. Todos os jovens recebem um prémio de participação, sendo destacados os 3 primeiros com um prémio especial.